José Renato, o Rosa da dupla com Rosinha, foi entrevistado na manhã deste sábado (29) por Danilo Gobatto, no Do Bom e Do Melhor da Rádio Bandeirantes. O artista falou sobre o término polêmico da dupla, que completaria 30 anos em 2023. Segundo ele, “local de fala” e “cansaço de determinadas pessoas” foram as razões.
Rosa (José Renato) e Rosinha (Daniel) sempre foram heterossexuais, mas, no início dos anos 90, os amigos de infância e artistas consagrados de baile, decidiram inovar criando uma dupla sertaneja gay. Os dois fizeram um sucesso estrondoso no Brasil dos anos 90 e 2000. A dupla chegou ao fim em 2021, após 28 anos juntos, por decisão unilateral de Daniel, o que levou José Renato à depressão.
“A gente tinha que se preservar, porque poderia cair contra a gente, e também pensar muito no que estávamos fazendo e falando”, disse. Rosa contou ainda que eles tinham uma assessora que ficava apavorada quando iam fazer televisão com as “brincadeiras” e comentários dos dois. “O que acontece comigo e Dani, que é de criação nossa, que a coisa vai vindo, a gente vai falando, e ‘pau na Jabiraca’”. Apesar disso, Rosa acredita que a dupla poderia continuar da mesma maneira, justamente por tudo o que representaram na época.
Fomos defensores de causa. Naquele momento, lá atrás, em 1993, ganhamos muitos prêmios de comunidades LGBT, agora LGBTQIA+, tanto que Leão Lobo e Clodovil, na época, nos reconheciam
Rosa contou ainda que tem um filho gay: “Tenho o maior orgulho dele, é um cara feliz, alegre, o gay é um cara alegre”.
Outro fator que levou ao término da dupla foi o cansaço de pessoas. “Esse meio artístico é ingrato, você tem amigos para contar numa mão só. O resto só quer ‘cortar sua perna’, ‘te dar rasteira’”.
Término polêmico
Apesar disso, Rosa diz que ficou em choque quando Rosinha pediu para encerrarem a parceria e entrou num processo de depressão. “Eu fiquei profundamente magoado com ele. Dei entrevistas em alguns lugares falando que ‘amigo que é amigo não abandona na guerra, e que a guerra não tinha acabado’, e ele ficou magoado com esse tom, e entendo isso”.
Após declarações polêmicas de ambos os lados, recentemente, os dois se encontraram no programa “Fofocalizando”, do SBT. “Eu não fui lá [ao programa] pedir uma volta, porque tiveram momentos que pedi mesmo, eu falei para ele, e ele não quis (...). Não sabia o que falar. Quando ele me abraçou lá, vi que estava emocionado, me falou o que tinha que falar, e conversamos no camarim, foi bom”.
Segundo Rosa, o mais importante do encontro foi a possibilidade de tentarem voltar a ser amigos. “Está na mão dele, ele quem pediu para pararmos. Se ele sentir no coração que tem que voltar, não podemos parar um projeto que tem história.”