Pianista relembra “xaveco” de Elis Regina: “Amizade nasceu de cara”

Amilton Godoy, do lendário Zimbo Trio, contou como conheceu Elis Regina e relembrou a primeira conversa – um tanto inusitada – entre os dois; assista:

De Band Entretê com Rádio Bandeirantes

Amilton Godoy foi entrevistado ao vivo no programada do “Do Bom e do Melhor”, com Danilo Gobatto, da Rádio Bandeirantes, neste sábado, 15 de abril. O pianista do lendário Zimbo Trio relembrou momentos marcantes da carreira, como quando participou da orquestra de Hebe e conheceu Elis Regina. A primeira conversa entre os dois, aliás, num programa de TV, foi um tanto quanto inusitada. 

O pianista perguntou que música ela cantaria, e Elis – que estava começando na época, e tinha 19 anos – respondeu: “Você”.  Amilton entendeu como um “xaveco” da cantora e rebateu brincando: “Não pode, porque eu sou noivo”. A cantora logo repreendeu o músico e explicou: “Amilton! ‘Você’ é uma música nova de Roberto Menescal e Ronaldo Bôscoli”.

Ainda naquele dia, Amilton ficou completamente impressionado com a desenvoltura de Elis. Os dois ficaram muito amigos, após o primeiro papo inusitado.  Ao longo da carreira, Zimbo Trio gravou 51 discos, muitos deles com Elis. A harmonia entre eles era tanta, que o trio precisou pedir o “divórcio” da cantora. “A Elis precisava de um grupo só para ela. Seu sucesso era tão grande, que não íamos existir mais como grupo, se ficássemos com Elis”, relembrou. 

Elis não gostou nada da proposta do amigo. “Nós indicamos isso para Elis e ela nunca gostou, nunca perdoou a gente. Ela tinha bastante ciúmes, mas, no fim, entendeu e foi ótimo para ela”, relembrou. “Depois de nós, ela teve muitas experiências com músicos, que só acrescentaram para sua música”. 

Além de Elis, o Zimbo Trio teve uma longa parceria com a cantora Elizeth Cardoso. “Demos muita sorte. Tivemos na nossa história a possibilidade de trabalhar com essas duas cantoras. Ela [Elizeth] cantava tudo (...), nossa parceria durou muito, foram 18 anos e vários discos”.


O Zimbo Trio

O Zimbo Trio foi um grupo paulistano de samba-jazz, que ganhou notoriedade, principalmente, após tocar e gravar com Elis. A formação original (de 1964) tinha, além de Amilton no piano, Luís Chaves (falecido em 2007) no baixo e Rubinho Barsotti na bateria. Eles atingiram os topos das paradas musicais em 1968, com a versão instrumental de “Garota de Ipanema”. “Tocávamos em shows e todo mundo pedia para ouvir mais”. 

Trabalho com Hebe Camargo

Antes do Zimbo Trio, Amilton trabalhou em muitas gravadoras. Foi assim que conheceu Hebe Camargo. “Ter trabalhado com música popular me possibilitou ser chamado para orquestras, o que era, na época, um trabalho bem remunerado. Conheci Hebe assim: um diretor me procurou, disse que tinha uma cantora jovem que estava escolhendo músicas. Eu pegava o tom para ela, que era passado para o maestro... isso me deu base para o Zimbo.”

Mais notícias

Carregar mais