SUS animal oferece atendimento e medicamento gratuito para pets; conheça

São Caetano do Sul, no ABC paulista, disponibiliza serviço para moradores e animais da cidade

Bob foi adotado ainda filhote pela tutora Vânia
Arquivo Pessoal

Bob e Sofia foram adotados ainda filhotes pela artesã Vânia Aparecida Folco, 60 anos, e fazem parte de uma família multiespécies com outros seis gatos e cinco cachorros. Ele, cão; ela, uma gatinha, hoje com 16 e em torno de 17 anos, respectivamente, entraram na vida da mãe humana como todos os outros da casa: levados pelo acaso, destino, pelo anjo da guarda que protege os animais ou simplesmente para concretizar a missão de acolhimento que a tutora acredita ter com os pets.

“De uma coisa, tenho certeza. Se não tivessem sido adotados, eles não estariam mais vivos. A vida nas ruas é cruel para eles e quando encontro esses animais parece que imploram para que eu os leve para casa”, diz Vânia.

Resgatando pets há alguns anos, a jovem senhora já nem sabe mais quanto gasta por mês com os alimentos para os bichinhos companheiros e diz que alterna entre alimentação natural e ração as refeições dos dogs e bichanos. Talvez seja amor, ou quem sabe a combinação de alimentos, fato é que os animais da artesã são campeões em longevidade. Naquele cálculo médio de que um ano dos pets equivale a 7 anos humanos, Bob e Sofia já seriam respeitados senhores humanos de quase 120 anos!

Por uma triste coincidência, porém, os dois idosinhos não estão muito bem de saúde e passam pelo mesmo tratamento que tem tirado o sono da tutora: um câncer de boca. 

Sofia faz tratamento para curar um câncer de boca (Foto: Arquivo Pessoal)

A doença os impede de saborear os alimentos sólidos que comiam antigamente. Hoje, Vânia garante que ambos permaneçam bem alimentados com comidas pastosas, cheias de nutrientes e faz o que pode para mantê-los bem e com qualidade de vida na medida do possível. Atendidos pela UBASA (Unidade básica de saúde animal), na cidade onde moram, São Caetano do Sul, no ABC paulista, agora também recebem remédios gratuitos disponibilizados pela rede municipal de saúde.

Vânia foi uma das primeiras tutoras a utilizar a farmácia veterinária municipal, inaugurada nesta semana, que oferece medicação gratuita para os animais de estimação de moradores da cidade. “Já peguei os antibióticos e anti-inflamatórios que eles tomam e a médica já os encaminhou para um oncologista”, disse a tutora, que economizou em torno de R$ 300 com a retirada dos medicamentos. A farmácia também oferece outras medicações básicas como analgésicos e pomadas.

De acordo com ela, o hospital municipal veterinário ainda não conta com especialistas como dentistas, cardiologistas, oncologistas nem realiza alguns exames que terá de pagar para fazer. “Mas só pelo atendimento das doutoras aqui na UBASA, que é sensacional, e os remédios gratuitos, já vale muito. São grandes ajudas”, afirma.

Hospital veterinário atende pets de moradores de São Caetano devidamente registrados (Foto: Prefeitura de São Caetano do Sul)

Além da farmácia pet e da unidade básica, a cidade também conta com um hospital veterinário municipal e a escola de Saúde e Bem-estar animal, um complexo chamado de SUS animal no município. Para ser atendido, o tutor deve morar na cidade e possuir um cartão de cadastro. O pet precisa ter o RG animal, também disponibilizado na cidade.

Na escola, além de cursos, palestras e workshops voltados para a conscientização da causa animal, também existirá um atendimento gratuito de banho e tosa para cães (através das aulas práticas com alunos, supervisionadas por professores). 

O local terá atendimentos de banho e tosa. Serão 1000 alunos formados ao ano, nos programas de capacitação. Poderão participar dos cursos profissionalizantes maiores de 18 anos, com ensino médio completo.

Tópicos relacionados

Mais notícias

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.