A apuração dos desfiles das escolas de samba de São Paulo ganhou um novo tom em 2024. Pela primeira vez na história, as “notas…dez!” sairão da boca de uma mulher. A função será de Heloise Matos, quebrando uma tradição de 30 anos no carnaval paulistano.
A radialista de 50 anos foi convidada pela Liga Independente das Escolas de Samba de São Paulo para substituir Antônio Pereira da Silva, o Zulu, que decidiu se aposentar aos 75 anos após três décadas anunciando os resultados dos desfiles.
Em entrevista para a Rádio BandNews FM, Eloise contou que essa trajetória começou exatamente nos estúdios da Rádio Bandeirantes.
“A minha descoberta para o rádio se deu através da Rádio Bandeirantes. Em fiz uma participação no ano de 1989 em um programa chamado ‘Black in Love’, da equipe ‘Chic Show’. [...] Eu fui convidada para fazer a voz de uma aeromoça nesse programa. Foi no momento em que eu adentrei no estúdio da Bandeirantes, menina de tudo, que eu falei: ‘essa vai ser a minha profissão’.
Se Zulu ficou famoso pela voz firme ao anunciar o dez salvador ou “nove ponto nove” que tirava os presidentes do sério, Eloise promete trazer o seu próprio estilo para a apuração.
“Eu acredito muito que a minha marca seja a minha alegria. Eu sou uma pessoa que gosta de colocar uma pitada de alegria na minha locação.”
Como será a apuração do Carnaval de São Paulo
- A apuração do Carnaval de São Paulo ocorre nesta quarta-feira (13), a partir das 16 horas.
- A Liga das Escolas de Samba anunciou que “harmonia”, será o primeiro critério de desempate para decidir a grande campeã.
- As notas começam a ser lidas pelo quesito Evolução e seguem a seguinte ordem: Comissão de Frente, Fantasia, Enredo, Samba-Enredo, Bateria, Alegoria, Mestre-sala e Porta-bandeira, e Harmonia.
- São quatro jurados para cada quesito, totalizando 36 julgadores. E o desempate segue a ordem inversa da leitura das notas.
- As duas escolas que acumularem as menores notas serão rebaixadas para o Grupo de Acesso e desfilam na segunda divisão do Carnaval Paulistano de 2025.
- Os campeões desfilam novamente no sábado das campeãs, no próximo dia 17 de fevereiro.
- Apenas diretores e integrantes das escolas de samba vão acompanhar a leitura das notas, além dos profissionais de imprensa. A medida é para garantir a segurança e evitar confusão no sambódromo.