Se você acompanhou muito o Carnaval de Salvador no Band Folia deve ter ouvido falar muito dos circuitos que fazem a festa baiana.
A festa em Salvador se concentra principalmente em dois grandes circuitos: o Osmar/Campo Grande, que teve a transmissão pelo Band Folia, e o Dodô/ Barra Ondina. Sendo que cada circuito se diferencia pelas rotas feitas pelos trios durante a festa.
O que é o circuito Osmar/Campo Grande
- O circuito Osmar, também conhecido como Campo Grande, é o mais tradicional do Carnaval de Salvador. Os trios percorrem um percurso de cerca de quatro quilômetros, com a festa tendo em média uma duração de cinco horas.
- O circuito percorre o Largo do Campo Grande, que dá nome à festa, até a Praça Castro Alves, passando pelos casarões do centro histórico de Salvador.
- O nome “Osmar vem de Osmar Álvares Macêdo, um dos criadores do trio elétrico.
O que é o Circuito Dodô/ Barra Ondina
- Já o Circuito Barra Ondina tem como atrativo ligar as praias de Barra e Ondina no seu percurso de 4,5 km, oferendo a vista da Baía de todos os Santos. Criado em 1992, ele também é conhecido por ser casa de alguns dos principais camarotes do Carnaval de Salvador.
- O nome “Dodô” vem de Adolfo Antônio do Nascimento, o parceiro de Osmar na invenção dos trios-elétricos.
Há outros circuitos em Salvador?
- Apesar da dupla Dodô e Osmar serem os mais famosos da Baía, existem outros circuitos dentro do Carnaval.
- O circuito Batatinha, por exemplo, traz a festa para o Pelourinho e as praças do centro histórico. Ele é conhecido por ser mais focado para as famílias, sem trios e com trações voltadas para as crianças.
- Há outros circuitos menores, como Sérgio Bezerra, de bandas de sopro, o Riachão e o Mestre Bimba.