Band Eleições Rio de Janeiro

ELEIÇÕES 2022: Número de mesários voluntários se aproxima de convocados

Cerca de 48% se candidataram para exercer a função nas eleições deste ano

Beatriz Duncan

O primeiro turno das eleições acontece no próximo dia 02 de outubro.
Reprodução/Agência Brasil

O número de mesários que se voluntariaram para a função nas eleições gerais de 2022 é 93% maior do que em 2018. Essa taxa representa cerca de 830 mil de um total de 1,7 milhão de voluntários. É o que apontam dados divulgados pela Justiça Eleitoral. Todos são treinados para atuar de acordo com a função no primeiro e no segundo turno.

Desde 2004, o programa Mesário Voluntário reúne eleitores, a partir de 18 anos, que tenham situação regular para exercer a função. Como benefícios estão dois dias de folga para cada dia de treinamento e trabalho, além de uma remuneração de R$95 a diária.

O Pedro Lucas, de 19 anos, é estudante de história e vai ser mesário pela primeira vez. Ele se voluntariou e vai trabalhar na mesma escola em que vota.

“Eu quis ser mesário para poder contribuir para o avanço da democracia do país. É algo muito importante para mim e para o país. Eu sei que vai contribuir também fortemente para influenciar. Quando eu falo para os meus amigos que vou ser mesário, isso causa um grande impacto, ainda mais nessa geração. Nessa nova geração de novos eleitores eu acho isso muito importante”, relata o estudante.


QUEM NÃO PODE SER MESÁRIO?
 

Por mais que você tenha mais de 18 anos e esteja regular com a Justiça Eleitoral, se você for parente, até o segundo grau, ou for candidato(a) a algum cargo, você não pode ser convocado ou se voluntariar para ser mesário. Estão impedidos ainda integrantes de diretórios de partidos políticos, agentes e autoridades policiais, além de funcionários de confiança do poder Executivo.

Isso garante ainda mais segurança e transparência para o processo eleitoral.

ALERTA DE DESINFORMAÇÃO!

Com o recorde no número de mesários, circula nas redes sociais uma teoria de que esse dado estaria associado a possíveis eleitores que atuariam nas eleições para tentar manipular as urnas, mas, como comprovado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), essa informação É FALSA! 

De acordo com o TSE, mesários e mesários não conseguem manipular o caderno de votação, o que, consequentemente, não afeta o resultado final. O que identifica o voto é o leitor dentro da própria urna eletrônica e não o cadastro prévio. O comprovante de papel é um recibo apenas para o eleitor.

Toda sala de votação tem ainda, além dos mesários, fiscais e observadores da Justiça Eleitoral.

Além disso, vale lembrar que só precisa assinar o caderno de papel quando a biometria não está cadastrada ou em funcionamento durante as eleições.

Para aumentar a segurança, os cadastros biométricos vão ser usados para ajudar na identificação de cada eleitor. Caso não tenha cadastrado diretamente na Justiça Eleitoral, mas tenha biometria no Detran-RJ, seus dados serão importados para ajudar nesse processo.

LEMBRE-SE

Para votar basta apresentar um documento eleitoral com foto, além do seu título de eleitor. Será aceito ainda o e-Título, que é a versão digital do seu documento. Caso não tenha foto no app, leve com você sua identidade, passaporte, carteira de categoria profissional, carteira de trabalho ou CNH.

Antes de sair de casa, consulte seu local de votação - ele pode ter mudado em relação às eleições anteriores. Basta acessar o aplicativo do e-Título ou conferir os dados no site oficial do TSE.

O primeiro turno das eleições acontece no próximo dia 02 de outubro. Estão em disputa os cargos de Deputado Estadual, Deputado Federal, Senador, Governador e Presidente da República. Não esqueça de levar um papel com o número dos seus candidatos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.