Reta final: Veja as próximas pesquisas eleitorais para presidente no 2º turno

Na reta final do segundo turno das eleições de 2022, acompanhe as pesquisas de intenção de voto dos eleitores

Felipe Romero, especial para band.com.br

Lula e Bolsonaro debatem na Band no segundo turno das eleições 2022
Renato Pizutto/Band

A última semana antes da votação em segundo turno para Presidente, neste domingo (30), será repleta de pesquisas de intenção de votos com eleitores. Em uma eleição disputada voto a voto pelo atual presidente, Jair Bolsonaro (PL), e o ex-presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT), a expectativa pelos últimos levantamentos dos institutos é alta dentro das campanhas e entre apoiadores de cada um. 

Confira a agenda de divulgação de cada instituto e os números da última pesquisa publicada por cada um. 

Segunda-feira, 24/10: Ipec

O levantamento do Ipec entrevistou 3.008 pessoas entre os dias 22 e 24 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-06043/2022. 

Terça-feira, 25/10, Ipespe

Um novo levantamento do Ipespe (Instituto de Pesquisas Sociais, Políticas e Econômicas), divulgado na manhã da terça-feira (25) para medir intenções de voto à presidência da República, apontou que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) tem 50% das intenções de voto e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) tem 44% na pesquisa estimulada de votos totais - 53% x 47% em favor do ex-presidente nos votos válidos. 

A margem de erro máximo estimada para o total da amostra é de 3.0 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa nacional foi feita entre os dias 22 e 24 de outubro de 2022. 

Terça-feira, 25/10, Paraná Pesquisas

O novo levantamento do Instituto Paraná Pesquisas, divulgado na manhã da terça-feira (25) para medir intenções de voto à presidência da República, aponta que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o candidato à reeleição Jair Bolsonaro (PL) estão tecnicamente empatados dentro da margem de erro. Lula tem 46,3% das intenções de voto e Bolsonaro 45,9%, na pesquisa estimulada de votos totais (50,2% x 49,8% ao petista em votos válidos).

A margem de erro é de 2,2 pontos porcentuais para mais ou para menos. O registro no Tribunal Superior Eleitoral é BR-00525/2022. A pesquisa nacional foi feita entre os dias 20 e 24 de outubro de 2022. 

Quarta-feira, 26/10, Quaest

O levantamento Genial/Quaest desta quarta-feira (26) coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida eleitoral neste segundo turno, com 48% dos votos totais, o que inclui brancos, nulos e os que não sabem ou não responderam. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 42%. Os eleitores que pretendem votar em branco, nulo ou não vão votar somam 5%. Os que não sabem representam 5%. Foi a quarta pesquisa Genial/Quaest divulgada desde a apuração do primeiro turno, em 2 de outubro.

A coleta de dados foi realizada face a face, entre os dias 23 e 25 de outubro, com 2 mil entrevistados. A margem de erro é de 2 pontos percentuais para mais ou para menos. O nível de confiança é de 95%.

Quarta-feira, 26/10, PoderData

Já a pesquisa PoderData desta quarta-feira (26) colocou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente na corrida eleitoral neste segundo turno, com 53% dos votos válidos, quando brancos e nulos são excluídos da contagem. O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 47%. Foi o quarto levantamento do instituto após o primeiro turno. No que diz respeito aos votos totais, incluindo brancos e nulos, Lula oscilou de 48% para 49% contra os mesmos 44% de Bolsonaro da semana passada. Brancos e nulos representam 5%, enquanto 2% dizem que são indecisos.

Por telefone, entre os dias 23 e 25 de outubro, o levantamento ouviu 5 mil pessoas em 342 municípios de todos os estados mais o Distrito Federal. A margem de erro é de 1,5 ponto percentual. O intervalo de confiança é de 95%.

Quinta-feira, 27/10, Atlas

No levantamento, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pontuou com 53,2% dos votos válidos, enquanto o atual presidente Jair Bolsonaro (PL) teve 46,8% - nos votos totais, Lula fica com 52,4% das intenções, contra 46% de Bolsonaro. A pesquisa da AtlasIntel entrevistou 7.500 pessoas por questionário digital, com eleitores escolhidos aleatoriamente entre 21 e 25 de outubro. A margem de erro é de um ponto percentual, para mais ou para menos.

Quinta-feira, 27/10, Datafolha

No levantamento divulgado na quinta (27), o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) teve 49% das intenções de voto, enquanto o atual chefe do Executivo, Jair Bolsonaro (PL), teve 44%. Brancos e nulos representam 5%, os que não sabem ou não responderam são 2%. Nos votos válidos, quando não se contam os votos brancos e nulos, Lula teria 53% dos votos caso a eleição fosse nesta quinta-feira e Bolsonaro, 47%. 

O instituto entrevistou 4.580 pessoas, em 252 municípios, entre os dias 25 e 27 de outubro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, para mais ou para menos.

Sábado, 29/10, véspera do 2º turno

Na véspera da eleição, os institutos divulgarão suas últimas pesquisas de intenção de votos para a presidência do país nas eleições de 2022. Dentre os institutos, o MDA será o único a divulgar sua pesquisa de intenção de votos apenas no sábado. Na última pesquisa, de 17/10, o instituto apontava liderança de Lula com 53,5% dos votos válidos contra 46,5% do presidente Jair Bolsonaro

Também são previstas para sábado pesquisas dos institutos:

  • Datafolha
  • Ipec
  • Quaest
  • Atlas
    CNT/MDA
    Paraná Pesquisas

Sem pesquisa de boca de urna

Em 2022 não haverá pesquisa de boca de urna, tradicionalmente feita no dia das eleições e que costuma trazer retrato mais fiel ao resultado das urnas. O principal motivo é a unificação pelo TSE do horário da votação em todo o país, independente de fusos horários. Como a votação termina às 17 horas de Brasília, a boca de urna seria superada rapidamente pelo resultado da apuração eletrônica. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.