O partido Novo divulgou uma nota nas redes sociais em que condena a decisão de João Amoêdo, um dos fundadores da sigla, em declarar voto no ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) no segundo turno. O texto diz que o ex-presidente da legenda constrange a instituição.
“É absolutamente incoerente e lamentável a declaração de voto de João Amoêdo em Lula, que sempre apoiou e financiou ditadores e protagonizou os maiores escândalos de corrupção da história. Seu posicionamento não representa o Partido Novo e vai contra tudo o que sempre defendemos”, diz a nota.
O voto de Amoêdo a Lula foi confirmado pelo próprio político em entrevista à Folha de São Paulo, publicada neste sábado (15). Na ocasião, ele criticou a possibilidade do presidente Jaír Bolsonaro (PL) mexer no Supremo Tribunal Federal (STF) e diz que será oposição a Lula em eventual governo petista.
A nota do Novo também pontuou que Lula aparelhou o Estado, corrompeu a democracia e saqueou os cofres públicos. Para o partido, apoiar o petista é opor-se à população.
“Apoiar aqueles que aparelharam órgãos de Estado, corromperam nossa democracia e saquearam os cofres públicos é fazer oposição ao povo brasileiro. O NOVO sempre foi e sempre será oposição ao lulopetismo e tudo que ele representa”, diz o comunicado.
Nas redes sociais, Amoêdo apenas compartilhou a matéria publicada pela Folha de São Paulo.