A Justiça Eleitoral autorizou a candidatura de Padre Kelmon (PTB) à presidência da República. Padre Kelmon era o vice na chapa de Roberto Jefferson (PTB), que teve a candidatura impugnada pelo TSE no começo do mês. Com isso, o PTB mudou o cargo de Padre Kelmon na chapa, promovendo ele a candidato à presidência.
Kelmon Luís da Silva Souza, de 45 anos, é natural de Cajutiva (BA). Segundo o PTB, ele é um "padre ortodoxo cristão e conservador” e faz parte da liderança do Movimento Cristão Conservador do PTB e do Movimento Cristão Conservador Latino-Americano.
O candidato a vice na chapa é o Pastor Luiz Claudio Gamonal, também do PTB.
A candidatura de Roberto Jefferson foi impugnada pelo Ministério Público Eleitoral, que apontou a inelegibilidade dele em razão de sua condenação a sete anos de prisão, no Supremo Tribunal Federal (STF), pelos crimes de corrupção e lavagem de dinheiro, no caso do mensalão, em 2013. O caso o enquadra na Lei da Ficha Limpa, argumentou o vice-procurador-geral eleitoral, Paulo Gonet.
A defesa de Jefferson sustentou em plenário que ele foi beneficiado por indulto presidencial em dezembro de 2015, o que teria extinguido todos os efeitos da condenação, incluindo efeitos secundários como a inelegibilidade.
O TSE entendeu que o indulto presidencial “nã