Band Verifica: eleição provoca mudanças no legislativo municipal de São Paulo

Vereadores foram eleitos deputados e, com isso, a composição da Câmara Municipal de São Paulo terá alterações a partir de 2023

Band Verifica

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Band Verifica faz a checagem e verificação de conteúdo relacionado a eleição em SP
Divulgação

As eleições deste domingo causam mudanças na Câmara Municipal de São Paulo. Pelo menos sete cargos terão nomes diferentes a partir do ano que vem. Vereadores que se elegeram deputados federais e estaduais serão empossados.

As alterações acontecem a partir de 1º de fevereiro, quando será a posse dos deputados federais eleitos no último domingo (2).

Novos vereadores

  • Jussara dos Santos, do Coletivo Juntas Mulheres Sem Teto, assume o lugar de Erika Hilton, do PSOL, que se elegeu para Brasília;
  • Police Neto, do PSD, volta à Câmara dos Vereadores no lugar de Felipe Becari, do União Brasil, eleito deputado federal;
  • Dr. Nunes Peixeiro, do MDB, entra na vaga do Delegado Palumbo, do mesmo partido, eleito deputado federal;
  • Reis, do PT, assume o lugar de Juliana Cardoso, também do PT, eleita deputada federal;

A posse dos deputados estaduais eleitos acontece em 15 de março. Com isso, outros vereadores sairão da Câmara Municipal para a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Entre eles, Reis (PT). No lugar, assume a vereadora Luna (PT).

Entre as demais mudanças, Manoel del Rio (PT) assume no lugar de Eduardo Suplicy (PT), que foi o deputado estadual mais votado de São Paulo. Helio Rodrigues (PT) entra na vaga de Donato (PT), também eleito deputado estadual.

Sugira uma checagem sobre a eleição em SP

Assistiu, leu ou ouviu algo que te deixou na dúvida ou pareceu falso? Mande para o Band Verifica. Você pode fazer isso enviando um e-mail para verifica@band.com.br ou uma mensagem de Whatsapp para (11) 95323-9107. Os perfis @bandjornalismo, no Twitter e no Instagram, também recebem sugestões.

Etiquetas de checagem

As etiquetas de checagem do Band Verifica seguem os critérios do projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 43 veículos. Saiba quais são!

Enganoso

Conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Falso

Conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Sátira

Memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.

Comprovado

Fato verdadeiro; evento confirmado; localização comprovada; ou conteúdo original publicado sem edição.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.