Eleições

Band Verifica: polarização também se reflete na Assembleia Legislativa de SP

PL e PT ampliam bancadas na Alesp após a apuração dos votos das eleições deste domingo (2)

Band Verifica

Band Verifica faz a checagem e verificação de conteúdo relacionado a eleição em SP Divulgação
Divulgação

A polarização entre Jair Bolsonaro (PL) e Luiz Inácio Lula da Silva (PT) também se reflete na Assembleia Legislativa de São Paulo. Se os dois adversários farão o segundo turno da eleição Presidencial e dividiram votos pelo país, o mesmo acontece no maior colégio eleitoral do Brasil. PL e PT foram os partidos que mais elegeram deputados estaduais.

O PL é o partido que teve maior número. No total, 19 deputados do Partido Liberal foram eleitos em São Paulo. Bruno Zambelli, Major Mecca, André do Prado, Tenente Coimbra, Gil Diniz, Capitão Conte Lopes, Marcos Damasio, Carlos Cezar, Valeria Bolsonaro, Lucas Bove, Thiago Auricchio, Agente Danilo Balas, Ricardo Madalena, Paulo Mansur, Dani Alonso, Rodrigo Moraes, André Madureira, Delegada Graciela e Fabiana B foram escolhidos nas urnas.

Assembleia Legislativa de São Paulo (Foto: Divulgação)

Já o PT elegeu 18 representantes na Alesp. Eduardo Suplicy, Emídio de Souza, Professora Bebel, Enio Tatto, Luiz Fernando, Maurici, Paulo Fiorilo, Reis, Marcia Lia, Barba, Thainara Faria, Donato, Doutor Jorge do Carmo, Ana Perugini, Rômulo Fernandes, Luiz Cláudio Marcolino, Beth Sahão e Simão Pedro são os representantes do Partido dos Trabalhadores na lista.

Com a chegada de Jair Bolsonaro ao partido, o PL passou de seis deputados estaduais em 2018 para 19 em 2022. O PT também teve um salto relevante: de 10 para 18, na comparação com a última eleição. O PSDB, que chegou a ter 22 deputados em 2014, agora soma nove e é o terceiro na lista.

Partidos com maior número de deputados estaduais em SP:

  • PL: 19
  • PT: 18
  • PSDB: 9
  • Republicanos: 8
  • PSOL: 5
  • MDB, Podemos e PSD: 4
  • PP e PSB: 3
  • Cidadania e PSC: 2
  • Novo, PCdoB, PDT, Rede e Solidariedade: 1.

Deputados mais votados

  • 1 - Eduardo Suplicy - PT (807.015 votos)
  • 2 - Carlos Giannazi – PSOL (276.811 votos)
  • 3 – Paula da Bancada Feminista – PSOL (259.771 votos)
  • 4 – Bruno Zambelli – PL (235.305 votos)
  • 5 – Major Mecca – PL (224.462 votos)

Sugira uma checagem sobre a eleição estadual em São Paulo

Assistiu, leu ou ouviu algo que te deixou na dúvida ou pareceu falso? Mande para o Band Verifica. Você pode fazer isso enviando um e-mail para verifica@band.com.br ou uma mensagem de whatsapp para (11) 95323-9107. Os perfis @bandjornalismo no twitter e no instagram também poderão receber sugestões.

As etiquetas de checagem do Band Verifica seguem os critérios do projeto Comprova, uma iniciativa colaborativa e sem fins lucrativos que reúne jornalistas de 43 veículos. Conheça quais são:

Enganoso: Conteúdo retirado do contexto original e usado em outro de modo que seu significado sofra alterações; que usa dados imprecisos ou que induz a uma interpretação diferente da intenção de seu autor; conteúdo que confunde, com ou sem a intenção deliberada de causar dano.

Falso: Conteúdo inventado ou que tenha sofrido edições para mudar o seu significado original e divulgado de modo deliberado para espalhar uma falsidade.

Sátira: Memes, paródias e imitações publicadas com intuito de fazer humor. O Comprova verifica conteúdos satíricos quando percebe que há pessoas tomando-os por verdadeiros.

Comprovado: Fato verdadeiro; evento confirmado; localização comprovada; ou conteúdo original publicado sem edição.