Marco legal das criptomoedas entra em vigor nesta terça; entenda

Segundo a nova lei, as prestadoras de serviços de ativos virtuais somente poderão funcionar no país mediante prévia autorização do Banco Central

Da Redação

Marco legal das criptomoedas entra em vigor nesta terça; entenda
Reprodução

Entra em vigor nesta terça-feira (20) o marco legal das criptomoedas no Brasil. A lei foi sancionada pelo então presidente Jair Bolsonaro (PL) em dezembro do ano passado e tem como objetivo definir regras para a atuação de corretoras e promover punições em casos de fraudes. 

De acordo com a nova lei, as prestadoras de serviços de ativos virtuais somente poderão funcionar no país mediante prévia autorização de órgão ou entidade da administração pública federal. Em 14 de junho, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) definiu o Banco Central para regulação.

A lei acrescenta no Código Penal um novo tipo de estelionato, com pena de reclusão de quatro a oito anos e multa. Será enquadrado no crime de fraude com a utilização de ativos virtuais quem organizar, gerir, ofertar ou distribuir carteiras ou intermediar operações envolvendo criptomoedas para obter vantagem ilícita em prejuízo alheio, induzindo ou mantendo alguém em erro.

O texto também determina que as empresas deverão manter registro das transações para fins de repasse de informações aos órgãos de fiscalização e combate ao crime organizado e à lavagem de dinheiro. O objetivo é facilitar a punição de pessoas que utilizam pirâmides financeiras para aplicar golpes e obter vantagens.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.