economia

Haddad afirma que não irá criar 'novos tributos e nem aumentar atuais'

Ministro da Fazenda concede entrevista exclusiva para a colunista Juliana Rosa na BandNews TV

Da redação

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp

O ministro da Fazenda Fernando Haddad afirmou em entrevista exclusiva para Juliana Rosa na BandNews TV que não irá criar novos tributos ou aumentar a taxa dos atuais impostos. Durante a entrevista, ele citou que não irá cortar benefícios e o planejamento de novos tributos será apenas para grandes empresas. 

Confira a entrevista completa acima, no YouTube da Band Jornalismo, na BandNews TV ou na Rádio Bandeirantes. 

“Quando alguém fala que vai aumentar imposto, digo para quem nos assiste ficar tranquilo, não falamos do público geral, falamos de quem não paga. E quem não paga são as maiores empresas brasileiras, é quem colocou em uma lei o que no jargão de Brasília se chama de jabuti”, diz. 

Segundo ele, o ‘jabuti’ apareceu “sem ninguém entender e aí os escritórios, a judicialização começou a tentar extrair leite do jabuti e foi sugando a capacidade de investimento do Estado”, afirma. O ministro afirma que o ‘jabuti’ fez com que o Brasil não arrecadasse entre R$ 400 e 500 bilhões.

O ministro pontuou que há empresas com superlucros e que por expedientes, na opinião dele, ilegítimos, usam o sistema tributário para subsidiar empresas que geram lucro. “A ideia é alinhar essa empresa que não paga imposto e tem lucro, que agora deve passar a recolher”, indica. 

Sobre a reforma tributária, Fernando Haddad citou que o objetivo é “diminuir os impostos sobre o consumo”. “Isso vai favorecer a população que ganha até cinco salários mínimos”, analisa. 

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.