Zelensky vai ao Reino Unido, que promete treinamento para militares ucranianos

Presidente da Ucrânia terá encontro com primeiro-ministro e fará um discurso no Parlamento; esta é a segunda viagem internacional do líder ucraniano desde a invasão russa

BandNews FM

Volodymyr Zelensky, presidente da Ucrânia, e Rishi Sunak, primeiro-ministro do Reino Unido
Foto: Reprodução/Redes Sociais

O presidente da Ucrânia será recebido, nesta quarta-feira (8), em Londres pelo primeiro-ministro do Reino Unido, anunciou o governo britânico. Esta será a segunda viagem internacional de Volodymyr Zelensky desde a invasão russa, em fevereiro de 2022. Antes, ele esteve nos Estados Unidos.

Além do encontro com Rishi Sunak, o ucraniano vai discursar no Parlamento. A agenda serve para demonstrar o apoio do Ocidente com o país em guerra.

Os britânicos vão oferecer treinamento militar aos ucranianos, inclusive para pilotos de caça. O anúncio ocorre na esteira do envio de mais armamento para as forças de Kiev impedirem o avanço dos russos. É esperada uma ofensiva de Putin com a proximidade do aniversário de um ano da guerra.

Sem perspectivas de um cessar-fogo, o Kremlin busca reconquistar áreas retomadas pelos ucranianos, principalmente no sul do país invadido.

Zelensky já esteve nos Estados Unidos para um encontro com o presidente Joe Biden e tem pedido aos países aliados o envio de mais recursos para conter os russos.

A visita ao Reino Unido também serve para reforçar os laços entre os países, que têm colaboração militar desde 2014, segundo Downing Street. Já teriam sido treinados cerca de 10 mil soldados ucranianos e o número deve atingir 20 mil com a nova ajuda prometida.

A imprensa britânica também não descarta o anúncio de novas sanções econômicas contra a Rússia e cidadãos russos que possam estar envolvidos no conflito e mantenham negócios no Reino Unido.

Para evitar problemas de segurança, a viagem foi anunciada em cima da hora e não há detalhes sobre a logística para o transporte de Zelensky até Londres.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.