BandNews FM

Rússia afirma ter conquistado cidade de Soledar, no leste da Ucrânia

Governo ucraniano nega ter perdido controle da região em um dos conflitos mais violentos desde o início da guerra

BandNews FM

Rússia afirma ter conquistado cidade de Soledar, no leste da Ucrânia
Foto: Reprodução/Ministério de Defesa da Rússia

O Ministério de Defesa da Rússia confirmou nesta sexta-feira (13) que assumiu o controle total da cidade de Soledar, no leste da Ucrânia. O local concentra as batalhas mais violentas desde o início do conflito entre as duas nações em fevereiro de 2022.  

O governo da Ucrânia ainda não havia se manifestado sobre a batalha, mas afirmou que o embate durante a noite foi um dos mais intensos desde o início da guerra na área.  

Apesar da afirmação do governo de Putin de que Soledar está sob domínio russo, Kiev negou que tenha perdido o controle da cidade e disse que os combates ainda estão em andamento.  

A cidade é um ponto estratégico do país porque tem grandes túneis de mineração de sal. Os esforços russos se concentraram em Soledar nas últimas semanas em busca do controle total da cidade. A suposta conquista marca uma vitória do Kremlin, que tem enfrentado dificuldades em território ucraniano.

Nas últimas semanas, Moscou atacou a cidade de Bakhmut, ponto estratégico da província de Donetsk e vizinha de Soledar. Se tomar o controle da cidade, a Rússia poderia interromper linhas de abastecimento da Ucrânia e deixaria o caminho aberto para suas forças avançarem em território ucraniano.

A batalha e suposta conquista de Soledar é mais um capítulo da ofensiva por Bakhmut. “Está tudo completamente destruído. Quase não há mais vida”, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelensky, na última segunda-feira (9) sobre a situação nas duas cidades.  

No Telegram, a vice-ministra de Defesa da Ucrânia, Hanna Maliar, confirmou que Moscou "enviou quase todas as forças principais" para garantir uma vitória definitiva na região. Maliar completou sua mensagem agradecendo o empenho das forças ucranianas e disse que não tem dúvida de que o país vencerá o conflito.  

Os ataques russos no leste da Ucrânia tem sido feitos principalmente pelos mercenários do grupo paramilitar Wagner. A organização é encabeçada pelo empresário e amigo do Kremlin, Yevgeny Prigozhin.