
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (13) que o governo americano analisa uma possível nova categoria de tarifas para importação de celulares, computadores e outros eletrônicos.
O republicano disse ainda que “ninguém está livre" do tarifaço. Na última sexta-feira (11), o governo dos EUA isentou smartphones, laptops, outros eletrônicos e até semicondutores das tarifas de 145% impostas à China – principal polo de fabricação desses produtos– e da alíquota geral de 10% para produtos importados de outros países.
"Esses produtos [chineses] estão sujeitos às tarifas de 20% sobre o fentanil existentes e estão apenas mudando para um 'balde' tarifário diferente", disse Trump.
Ainda neste domingo (13), o Ministério do Comércio Chinês comentou a decisão dos Estados Unidos, afirmando que foi um pequeno passo e que Pequim ainda estaria avaliando o impacto da medida.
"Instamos os EUA a darem um grande passo para corrigir seus erros, cancelar completamente a prática equivocada de 'tarifas recíprocas' e retornar ao caminho certo do respeito mútuo", disse o ministério em nota.