Trump diz que governo americano prepara tarifa específica para eletrônicos

Após anunciar isenção temporária, presidente dos Estados Unidos afirmou neste domingo (13) que “ninguém ficará livre das taxas”

BandNews FM

Trump diz que governo americano prepara tarifa específica para eletrônicos
Trump durante encontro do Comitê Nacional do Partido Republicano
Nathan Howard/Reuters

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou neste domingo (13) que o governo americano analisa uma possível nova categoria de tarifas para importação de celulares, computadores e outros eletrônicos.

O republicano disse ainda que “ninguém está livre" do tarifaço. Na última sexta-feira (11), o governo dos EUA isentou smartphones, laptops, outros eletrônicos e até semicondutores das tarifas de 145% impostas à China – principal polo de fabricação desses produtos– e da alíquota geral de 10% para produtos importados de outros países.

"Esses produtos [chineses] estão sujeitos às tarifas de 20% sobre o fentanil existentes e estão apenas mudando para um 'balde' tarifário diferente", disse Trump.

Ainda neste domingo (13), o Ministério do Comércio Chinês comentou a decisão dos Estados Unidos, afirmando que foi um pequeno passo e que Pequim ainda estaria avaliando o impacto da medida.

"Instamos os EUA a darem um grande passo para corrigir seus erros, cancelar completamente a prática equivocada de 'tarifas recíprocas' e retornar ao caminho certo do respeito mútuo", disse o ministério em nota.

Tópicos relacionados

Notícias