BandNews FM

Tribunal inicia mutirão de audiências de custódia de golpistas detidos no DF

Conselho Nacional de Justiça confirma que 1,4 mil pessoas estão presas; PF liberou outros 684 bolsonaristas

BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios (TJDFT) iniciou nesta quinta-feira (12) um mutirão de audiências de custódia dos golpistas detidos nos ataques à Praça dos Três Poderes e no acampamento em frente ao Quartel-General do Exército em Brasília. 

A previsão do órgão era realizar 64 audiências na quarta-feira (11). Já para esta quinta, a expectativa é de que mais 152 indivíduos sejam ouvidos pela corte. 

As audiências são realizadas de forma virtual das oito horas da manhã até às sete da noite e acontecerão também aos finais de semana. Não há previsão para a finalização do processo.

O Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realizou um levantamento que afirma que 1418 pessoas permaneciam presas até quarta após serem detidas na capital federal no último domingo (8). 

Após realizarem exame no Instituto Médico Legal (IML), os indivíduos foram encaminhados para o Complexo da Papuda ou para a Penitenciária Feminina do DF. 

O encaminhamento segue a finalização das oitivas dos golpistas detidos na Academia Nacional da Polícia Federal. A corporação afirmou que 684 pessoas foram liberadas por “motivo humanitário”. Entre os soltos estão idosos, pessoas com problemas de saúde, em situação de rua e mulheres com crianças. 

Na Academia, a PF realizou uma triagem dos detidos e todos foram submetidos à polícia judiciária. Após essa etapa, a Polícia Civil do Distrito Federal ficou responsável pelo encaminhamento dos golpistas ao IML e, mais tarde, ao sistema prisional.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.