Relatório será divulgado nos próximos dias com avaliação de estragos em Brasília

No documento, IPHAN vai avaliar quais objetos ainda poder ser reparados após ataques terroristas

Rádio BandNews FM

Um relatório técnico deve ser elaborado até o fim da semana. Foto: Valter Campanato/Agência Brasil
Um relatório técnico deve ser elaborado até o fim da semana.
Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

O presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, Leandro Grass, afirmou, em entrevista à Rádio BandNews FM, que ainda estão sendo avaliados os estragos causados por terroristas em Brasília do último domingo (8).

Um relatório técnico deve ser elaborado até o fim da semana com a relação e avaliação de todos os bens destruídos e com o que será possível restaurar. No entanto, o presidente Leandro Grass aponta que muitos dos danos são incalculáveis e irreparáveis.

Um dos casos mais delicados é o do relógio de Balthazar Martinot, que foi um presente da Corte Francesa em 1808. No mundo existiam apenas dois relógios deste autor, sendo que o outro está exposto no Palácio de Versailles, possuindo a metade do tamanho da peça destroçada pelos invasores do Palácio do Planalto.

Leandro Grass reforçou a importância do patrimônio para a população brasileira, destacando que é dever de todo o novo governo zelar por esse patrimônio que é fundamental para conta a história do povo brasileiro.

Ao finalizar o assunto, Leandro Grass reforçou que será feita a criação de um memorial em defesa da democracia com os objetos e obras de arte vandalizados pelos extremistas.

A exemplo da Ministra da Cultura, Margareth Menezes, Grass classificou como violência desrespeitosa os danos causados pelos invasores golpistas, que pediam intervenção militar no país.