O Ministério da Saúde libera a aplicação da terceira dose da vacina contra a Covid-19 em idosos com mais de 70 anos, priorizando o grupo com 80 anos e imussuprimidos a partir do dia 15 de setembro.
As informações foram adiantadas pelo ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, nesta quarta-feira (25), para a colunista da BandNews FM Mônica Bergamo.
Em uma publicação no Twitter, o Ministério da Saúde confirmou o início da aplicação da dose extra e acrescentou que o imunizante utilizado será prioritariamente o da Pfizer, podendo ser também aplicadas vacinas da AstraZeneca e da Janssen com reforço.
O ministro Marcelo Queiroga anunciou ainda que a partir do mesmo dia haverá a redução do intervalo para quem tomou imunizantes da Pfizer e da AstraZeneca. O intervalo atualmente em 12 semanas será reduzido para 8 semanas.
Segundo o ministro, a decisão ocorreu após uma reunião com a Opas, Organização Pan-Americana de Saúde, e com o comitê técnico que assessora a imunização.
Pesquisas recentes apontaram que os idosos apresentam uma queda na imunidade contra o coronavírus após o período de 6 meses da segunda aplicação.
A terceira dose será aplicada independentemente do imunizante utilizado.