A sexta-feira (20) começou com temperaturas negativas nas serras do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Em Urupema, a menor marca registrada foi de 5 graus abaixo de zero. Vários outros municípios da região também registraram temperaturas negativas.
No estado gaúcho, a cidade de São José dos Ausentes registrou -5,37°C, na serra, -1°C em Pedras Altas, no sul, e 0°C em Cambará do Sul, Soledade e Pinheiro Machado. Em Porto Alegre, 19 pessoas em situação de rua passaram a madrugada no Ginásio Tesourinha. Esta foi a terceira noite consecutiva que o local recebeu pessoas.
Na soma dos três dias, cerca de 100 moradores em situação de rua receberam abrigo no local. Em outros albergues da cidade, foram quase 600 pessoas atendidas.
A sexta-feira teve também teve registros de geada e temperaturas negativas em várias cidades do Paraná. Ponta Grossa, nos Campos Gerais, amanheceu com -0,6°C. General Carneiro, na região sul, registrou meio grau negativo. Na capital, Curitiba, os três graus e meio foram a temperatura mais baixa do ano, segundo o Simepar.
Após o recorde de frio nesta quinta-feira, com mínima de 1,4°C, o Distrito Federal registrou na madrugada desta sexta-feira (20) 3,2°C.
No sudeste e no centro-oeste o final de semana será marcado por um leve aumento nas temperaturas em comparação aos dias anteriores. O Instituto Nacional de Meteorologia divulgou a máxima de 18°C para a capital paulista e 21°C para a capital mineira.