Massa de ar polar congela o país; previsão de neve no Sul e ventania no Sudeste

Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina registraram neve

BandNews FM

Massa de ar polar congela o país; previsão de neve no Sul e ventania no Sudeste Foto: Prefeitura de Urubici/Divulgação
Massa de ar polar congela o país; previsão de neve no Sul e ventania no Sudeste
Foto: Prefeitura de Urubici/Divulgação

A massa de ar polar que avança pelo país, passada a frente fria do último fim de semana, cidades do Sul e do Sudeste do país registraram temperaturas abaixo da média para o mês de maio na madrugada desta quarta-feira (18).

O período de frio deve se estender ao longo da semana como consequência da formação de um ciclone subtropical na costa do Rio Grande do Sul. Tem previsão de neve para esta quarta também em Santa Catarina.

No estado catarinense, a região de serra registrou neve pelo segundo dia consecutivo. Ao menos seis cidades contabilizaram precipitação: Lages, São Joaquim, Bom Jardim da Serra, Urubici, Urupema e Rio Rufino. Por conta das baixas temperaturas, Bom Jardim da Serra, São Joaquim e Urupema cancelaram as aulas na quarta-feira (18).

Na serra gaúcha a situação se repetiu e a sensação térmica registrada na cidade de São José dos Ausentes chegou a -20.7°C. Em Cambará do Sul além de neve, os moradores presenciaram chuva congelada na noite da terça-feira (17).

Já no Paraná, o Simepar divulgou a presença de neve e chuva congelada no município de Palmas e Ponta Grossa, no Centro-Sul e nos Campos Gerais do estado.

A capital paulista teve nesta quarta-feira (18) a madrugada mais fria do ano, contabilizando 6,7°C, de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia. O Centro de Gerenciamento de Emergências afirmou que a sensação térmica chegou a - 4°C na Zona Sul. Já é o dia mais frio para maio desde 1990.