STF julga 4 réus envolvidos nos atos criminosos do 8 de Janeiro

Procuradoria-Geral da República apresentou mais de 1.300 denúncias contra envolvidos

BandNews FM

STF julga 4 réus envolvidos nos atos criminosos do 8 de Janeiro
Agência Brasil

O Supremo Tribunal Federal iniciou o primeiro dia de julgamento contra os acusados de participar dos atos criminosos do 8 de Janeiro contra as sedes dos Três Poderes, em Brasília, nesta quarta-feira (13).

Nessa primeira fase, serão avaliados 4 réus: Aécio Lúcio Costa Pereira, Thiago de Assis Mathar, Moacir José dos Santos e Matheus Lima de Carvalho Lázaro.

No entanto, até o momento, a PGR já apresentou 1.390 denúncias contra os participantes dos atos na capital federal. Ainda não há uma data definida para os outros depoimentos.

O relator do caso, o ministro Alexandre de Moraes, começou a sessão destacando que jamais irão conseguir destruir a democracia.

“Às vezes, o terraplanismo e o negacionismo obscuro de algumas pessoas faz parecer que no dia 8 de janeiro tivemos um domingo de parque. Então, as pessoas vieram, pegaram um ticket, entraram na fila: ‘Agora, vamos invadir o Supremo, vamos quebrar alguma coisa ali [..]’, como se fosse possível”, disse.

Há a expectativa de que o julgamento seja suspenso a qualquer momento para ser retomado na quinta-feira (14).

O subprocurador-Geral da República Carlos Frederico Santos recomendou a condenação dos réus, destacando que os ataques foram uma consequência de uma tensão construída nos últimos três anos.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.