A maioria do Supremo Tribunal Federal decidiu nesta quinta-feira (14) condenar o réu Aécio Lucio Costa Pereira por envolvimento nas invasões às sedes dos Três Poderes, em 8 de janeiro, em Brasília.
No total, foram oito votos a três pela condenação do réu. O relator do caso, Alexandre de Moraes, e os demais ministros Cristiano Zanin, Edson Fachin, Luiz Fux e Dias Toffoli votaram para condenar o acusado em cinco dos crimes propostos pela Procuradoria-Geral da República (PGR).
Já os ministros André Mendonça e Luís Roberto Barroso votaram pela condenação em quatro crimes. E em voto único, Nunes Marques propôs a condenação em dois crimes, de dois anos de prisão.
Entre eles, estão a abolição do Estado Democrático de Direito, associação criminosa armada e depredação do patrimônio público, golpe de Estado e dano qualificado.
O julgamento analisa o envolvimento de mais três réus acusados de participação nos atos criminosos. São eles: Thiago de Assis Mathar, Moacir José dos Santos e Matheus Lima de Carvalho.