STF é acionado para inclusão de Lula na investigação sobre joias

Rodrigo Valadares cita relógio da marca Piaget dado ao presidente durante encontro com Jacques Chirac na França, em 2005

Rádio BandNews FM

Relógio Piaget foi dado em 2005
Foto: RicardoStuckert/PR

O deputado Rodrigo Valadares (União-SE) pediu ao STF que Lula seja incluído no inquérito que apura a negociação de presentes recebidos de autoridades estrangeiras.

No ofício, o parlamentar do União Brasil cita o relógio da marca Piaget, avaliado em R$ 80 mil, dado ao presidente durante um encontro com Jacques Chirac na França, em 2005.

O item, no entanto, não está na lista de presentes oficiais enviada ao Tribunal de Contas da União.

A relação - entregue em 2016 - traz 568 presentes recebidos por Lula entre 2003 e 2010, mas a peça não consta do documento.

Em julho deste ano, durante uma live, o presidente afirmou que o relógio ficou perdido por 25 anos e que o encontrou depois de uma mudança. Desde então, passou a usá-lo.

No pedido enviado ao STF, Rodrigo Valadares alega que o fato de Lula não ter informado a peça ao TCU faz com que o caso seja semelhante ao de Jair Bolsonaro. E, na avaliação dele, justificaria a inclusão do presidente nas investigações.

Procurado, o Palácio do Planalto ainda não se manifestou.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.