STF deve julgar porte de drogas para consumo próprio hoje (6)

Atualmente, Justiça enquadra pessoas com pequenas quantidades de drogas como traficantes

Rádio BandNews FM

STF vai julgar porte de drogas nesta quarta (6)
Reuters

O Supremo Tribunal Federal vai julgar nesta quarta-feira (6) se o porte de drogas para consumo próprio é considerado crime.

Os ministros vão analisar a constitucionalidade de um trecho da lei de drogas. Entre a maioria dos integrantes da Corte há o entendimento de ter uma diferenciação entre usuário e traficante.

No entanto, não há votos suficientes para definir a descriminalização do porte de maconha.

Atualmente, a Justiça enquadra pessoas com pequenas quantidades de drogas como traficantes, o que pode levar a até 15 anos de prisão.

Nesta terça-feira (5), o presidente do Congresso disse que a Casa vai aguardar uma decisão do Supremo Tribunal Federal para dar prosseguimento à tramitação de uma PEC que trata do tema.

A proposta foi apresentada por Rodrigo Pacheco e teve o parecer lido pelo relator, senador Efraim Filho, em novembro do ano passado.

Diferente do que defende o STF, o texto não prevê uma diferenciação entre usuário e traficante. Pacheco afirmou que a pauta deve ser discutida pelo Legislativo.

Apesar de ser considerado infração penal, a lei não prevê prisão para a conduta, apenas sanções civis e administrativas.

O julgamento começou em 2015 e o placar é de 5 a 1 a favor da descriminalização do porte de maconha.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.