A prefeitura do Rio de Janeiro suspendeu a vacinação contra Covid-19 para adultos e crianças nesta quinta-feira (05) devido à falta de doses do imunizante. O Ministério da Saúde não repassa novos imunizantes há pelo menos um mês, segundo as autoridades cariocas, o que tem prejudicado no controle dos estoques.
A falta de vacinas para o público infantil é ainda mais grave e já afeta a vacinação dos pequenos em Salvador e em Belo Horizonte. Todas as cidades aguardam a chegada de novas doses e ainda não há previsão para o envio da carga.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro, o contato com o Governo Federal já foi feito para que uma nova remessa seja entregue. Na próxima semana, ainda sem data definida, as doses devem estar na cidade. Enquanto isso, a imunização contra a Covid-19 seguirá paralisada.
Em relação às crianças, poucas doses estão disponíveis para o público de 5 a 11 anos. O grupo continuará a ser vacinado enquanto durarem os estoques.
Enquanto isso, o aumento dos diagnósticos do coronavírus é uma preocupação. De 2021 a 2022, o número de pessoas infectadas aumentou cerca de 143%, ou seja, 443.131 casos a mais. Segundo dados da Secretaria municipal de Saúde do Rio, até esta quarta-feira (04), cerca de 297 mil crianças de 0 a 4 anos não haviam tomado nenhuma dose da vacina contra a doença na cidade.
A vacinação infantil também está prejudicada em Belo Horizonte e Salvador.
Nesta quinta-feira (5), a Prefeitura da capital mineira suspendeu a imunização entre crianças de três a 11 anos. A cidade não recebe doses de CoronaVac e Pfizer pediátrica desde novembro do ano passado.
Já a vacinação com a segunda dose das crianças de seis meses a dois anos, com comorbidades, e dos pequenos de dois anos e dez meses a dois anos, 11 meses e 29 dias - sem comorbidades - prossegue. Nesses casos a imunização é realizada com a vacina Pfizer Baby.
Em nota, a prefeitura ainda informou que o estoque será reabastecido para imunizar os grupos já convocados assim que novas remessas do Ministério da Saúde sejam encaminhadas para Belo Horizonte pela Secretaria de Estado de Saúde.
Em Salvador, a suspensão da vacinação de crianças entre 6 meses e três anos começou na quarta-feira (04) pela falta de estoque da Pfizer Baby. A prefeitura da cidade já havia anunciado a suspensão da imunização do público de cinco a 11 anos.