Represas de Belo Horizonte e São Paulo registram queda no nível dos reservatórios

Sistema Paraopeba, um dos principais abastecedores da região metropolitana de BH, opera com 73,5% da capacidade; Na Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, em SP, o nível caiu para 1,27%

Rádio BandNews FM

Belo Horizonte e São Paulo registram queda no nível dos reservatórios
Foto: ANA/Divulgação

Em um mês, o nível do sistema Paraopeba, um dos principais abastecedores de água da região metropolitana de Belo Horizonte, teve diminuição de quase 7 pontos porcentuais.

O conjunto de represas opera com 73,5% da capacidade. Há 30 dias, esse número estava em 80%. Em setembro do ano passado, o reservatório estava com 88,5%. Em Nova Lima, o Rio das Velhas está com vazão de 9,7 metros cúbicos por segundo, abaixo do volume mínimo considerado seguro para o rio que é de 10,4.

Segundo o Comitê da Bacia, a Copasa reduziu a captação no local, e têm compensado a baixa vazão com águas do Paraopeba.

SÃO PAULO

O nível do reservatório da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, no interior de São Paulo, cai para 1,27%.

O dado é do ONS, o Operador Nacional do Sistema Elétrico.

No mesmo período do ano passado, o nível por lá era de 65%.

Já na Usina Hidrelétrica de Três Irmãos, em Pereira Barreto, no mesmo período do ano passado, o nível estava em 62%; agora caiu para 6%.

Ilha Solteira e de Três Irmãos fazem parte do principal conjunto de hidrelétricas das regiões Sudeste e Centro-Oeste do Brasil, que concentram 70% de toda a água armazenada no país.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.