Reinaldo Azevedo: Juros lá e aqui. A convergência do capeta

Âncora da BandNews FM afirma que aumento da taxa básica de juros no Brasil e nos EUA afeta o emprego e encarece o crédito

BandNews FM

A economia brasileira deve se prejudicar com a alta nos juros anunciada nesta quarta-feira (4), no Brasil e nos Estados Unidos, na avaliação do âncora d’O É da Coisa, Reinaldo Azevedo. No comentário desta quinta-feira (5) exibido na BandNews FM, o jornalista explica que a alta de 1 ponto percentual na Selic, agora em 12,75% ao ano, encarece o crédito e afeta o emprego com a redução dos investimentos.

Nos Estados Unidos, a elevação da taxa básica de juros foi de 0,5 ponto percentual, maior alta em 22 anos, chegando ao patamar de 0,75 a 1% ao ano. O anúncio do Federal Reserve, o Banco Central americano, tende a valorizar o dólar, já que os investidores compram títulos do Tesouro americano com maiores garantias e melhores ganhos com os juros mais altos.

A elevação dos juros em ambos os países busca controlar a inflação, mas Reinaldo Azevedo observa que fatores externos parecem influenciar mais que o ambiente interno neste momento.

A guerra na Ucrânia, incentivada por alguns, segundo o jornalista, e os casos de Covid-19 na China prejudicam a cadeia global de suprimentos e aumenta os preços globalmente. Ou seja, a inflação parece imune à elevação da Selic.

O âncora da BandNews FM observa que os sinais do Banco Central brasileiro indicam para novas altas dos juros, já que a autoridade monetária tem buscado trazer a inflação do próximo ano para o centro da meta, previsto em 3,5% em 2023.

O articulista encerra a sua participação matutina na rádio fazendo um questionamento: “A combinação [fatores para elevação dos juros] é do capeta. Vamos ver como isso se traduz na questão eleitoral. Algum impacto deve ter”.

Os comentários e análises do jornalista Reinaldo Azevedo são exibidos diariamente n’O É da Coisa, com apresentação também de Bob Furuya e Alexandre Bentivoglio. O programa vai ao ar de segunda a sexta, entre 18h e 19h20, na BandNews FM e nas redes sociais da rádio. Pela manhã, às 6h45, os ouvintes de São Paulo acompanham a participação do âncora no Expresso São Paulo. O conteúdo fica disponível também no YouTube da BandNews FM.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.