Rei Charles III é coroado em dia histórico no Reino Unido

Celebração acontece quase 70 depois da coroação da rainha Elizabeth II

Rádio BandNews FM

Rei Charles III é coroado no Reino Unido
Foto: Aaron Chown/Pool via REUTERS

O rei Charles III foi coroado com a coroa de St. Edward, neste sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres. A partir de agora, é formalizado o compromisso do novo monarca com o público.  

Milhares de britânicos e turistas foram acompanhar a cerimônia mesmo sob chuva.  

Charles caminhou do lado de fora do Palácio de Buckingham e falou com os simpatizantes que se reuniram no local. Por volta das 6h30, no horário de Brasília, o monarca começou a procissão.  

Charles e Camila desfilaram com a carruagem do Jubileu de Diamante, que foi fabricada em 2012, com a intenção de marcar os 60 anos do reinado de Elizabeth II. Eles estavam vestidos com as túnicas de Estado e passaram pelo centro de Londres até a Abadia de Westminster.  

O rei e a rainha foram escoltados pela Escolta do Soberano, que é formada por cerca de 160 soldados a cavalo. O cortejo foi liderado pela Banda Montada de Cavalaria Doméstica e o hino nacional foi tocado durante o percurso.  

Além disso, a capital britânica também foi enfeitada com homenagens e diversos fãs passaram a noite na avenida The Mall para acompanhar a cerimônia.  

Charles e Camila chegaram por volta das 06h50 na catedral e, de acordo com a sucessão do trono britânico, o príncipe George entrou na Abadia de Westminster segurando o manto do avô, o rei Charles III, ao lado de filhos de amigos do rei.  

Uma saudação de 62 tiros foi disparada na Torre de Londres no momento da coroação do rei, com uma salva de seis tiros no Horse Guards Parade. Outros 21 foram disparados em 13 locais em todo o Reino Unido, isso inclui Edimburgo, Cardiff e Belfast, além de navios da Marinha Real.  

A cerimônia incluiu, pela primeira vez, bispas, hinos e orações cantadas em galês, gaélico escocês e gaélico irlandês, além de inglês, estreando representantes de outras religiões.  

"Eu, Charles, solene e sinceramente na presença de Deus, professo, testifico e declaro que sou um fiel protestante e que irei, de acordo com a verdadeira intenção das leis que garantem a sucessão protestante ao trono, defender e manter as referidas promulgações com o melhor de meus poderes de acordo com a lei", afirmou o Rei, sentado na Cadeira do Estado, realizando o Juramento de Coroação.  

Uma Biblía também foi criada para a coroação, com a capa de pele tingida e com escrita em folha de ouro. Ela foi aprovada pelo arcebispo que conduz a cerimônia, Arcebispo de Canterbury. Só mais três cópias foram feitas e uma será dada ao rei e as outras duas vão ser colocadas nos arquivos da Abadia de Westminster e da Universidade de Oxford.    

Charles assume a função em meio a um momento delicado. A economia britânica segue pressionada pela inflação e a família real envolvida em diversas polêmicas.  

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.