Em cerimônia econômica, Charles III será coroado Rei neste sábado (6)

Cerca de duas mil pessoas, entre elas líderes mundiais, participarão da coroação

Rádio BandNews FM

Em cerimônia econômica, Charles III será coroado Rei neste sábado (6)
A cerimônia deste sábado será menos luxuosa que a da mãe de Charles III, em 1953.
Foto: Divulgação/The Royal Family

A coroação de Charles III e da rainha consorte Camilla acontece neste sábado (6), na Abadia de Westminster, em Londres. A oficialização do novo monarca britânico diante do público ocorre quase oito meses após a morte da rainha Elizabeth II.

A cerimônia deste sábado será menos luxuosa que a da mãe de Charles III, em 1953. O evento terá cerca de 2 mil convidados, bem menos que os 8 mil que lotaram a Abadia de Westminster na última coroação da família real britânica.

A coroação começa a partir das 10h e será conduzida pelo Arcebispo da Cantuária, Justin Welby, a principal autoridade da Igreja Anglicana. Casada com Charles, a rainha consorte Camilla também será coroada no evento. Uma rainha consorte tem a mesma posição social e o status do cônjuge. Historicamente, no entanto, não possui os mesmos poderes políticos.

Em função da cerimônia, um grande plano de segurança foi montado nas ruas de Londres e seguirá até a segunda-feira (8). Além do Reino Unido, haverá celebrações em outros 14 países onde o rei Charles III também é considerado chefe de Estado.

Os principais integrantes da família real britânica foram convidados. Entre os que confirmaram presença na cerimônia está o príncipe Andrew, irmão do rei. Ele perdeu o título honorífico da realeza em 2022, após ser processado por abusar sexualmente de uma menor de idade por meio de uma rede de tráfico sexual.

O príncipe Harry, filho de Charles, também estará presente, mas sem a esposa, Meghan Markle, e seus filhos, Archie e Lilibet. A presença deles era uma incógnita, já que o casal abriu mão dos deveres oficiais da realeza em 2020.

Entre os convidados também estão 850 representantes da comunidade e voluntários, dos quais 450 são pessoas que ajudaram o Reino Unido durante a pandemia de Covid-19. Membros da realeza e chefes de Estado de outros países também foram convidados, assim como celebridades e integrantes da aristocracia britânica.

O presidente brasileiro, Luiz Inácio Lula da Silva, estará presente, acompanhado da primeira-dama, Janja. Outros líderes mundiais também confirmaram participação. Entre eles, Emmanuel Macron, presidente da França, Frank-Walter Steinmeier, presidente da Alemanha, e Ursula von der Leyen, presidente da Comissão Europeia.

Outros monarcas também comparecerão, caso do rei Felipe VI e da rainha Letizia da Espanha, os príncipes Federico e Maria, da Dinamarca, Fumihito e Kiko, do Japão, e Albert II e Charlene, de Mônaco, além do rei Abdullah II e rainha Rania da Jordânia.

Lideranças como Vladimir Putin, da Rússia, Xi Jinping, da China, e Volodymyr Zelensky, da Ucrânia, foram convidados, mas não confirmaram presença. Já o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, não irá à celebração, mas confirmou a presença da esposa, Jill.