Um grupo de 19 refugiados afegãos deve ser acolhido a partir desta quinta-feira (25), na Região Metropolitana de Curitiba.
Cristãos, eles sofreram perseguição religiosa após o Talibã – movimento fundamentalista e nacionalista islâmico – reassumir o poder do Afeganistão em agosto.
A vinda do grupo é realizada pela Missão em Apoio à Igreja Sofredora (MAIS) que mantém um programa para cristãos refugiados.
Segundo o pastor Luiz Renato Maia, inicialmente, a previsão era que as primeiras famílias de refugiados chegassem em setembro, mas por questões burocráticas só agora isso será possível.
A expectativa é que, ao todo, 67 pessoas sejam acolhidas nos próximos meses - além dos 19 que estão prestes a chegar, outros 48 afegãos aguardam a liberação do governo do Paquistão para chegar ao Brasil.
O pastor conta que os afegãos estão a caminho do Brasil e ficarão em uma chácara, em Colombo, onde já foram construídas onze residências e até mesmo uma escola. 11.24
Na chácara de acolhimento, os refugiados receberão suporte emocional e terapêutico e ainda participaram de oficinas para começar a aprender língua portuguesa.
O projeto de acolhimento se mantém através de doações financeiras e de alimentos. Mais informações estão disponíveis no site: maisnomundo.org.