BandNews FM

Receita libera consulta ao último lote de restituição do Imposto de Renda

Um milhão de contribuintes caíram na malha fina e precisam acertar contas com o Leão

Rádio BandNews FM

  • facebook
  • twitter
  • whatsapp
Foto: Agência Brasil

A Receita Federal abre nesta sexta-feira (23) a consulta ao quinto e último lote de restituição do Imposto de Renda. As informações estarão disponíveis no site a partir das 10h. Serão beneficiados com o dinheiro 1,2 milhão de contribuintes, somando R$ 1,9 bilhão devolvidos.

A consulta ocorre no site da Receita Federal, em https://www.gov.br/receitafederal. Basta clicar em "Meu Imposto de Renda" e, em seguida, em "Consultar a Restituição". A página apresenta orientações e os canais de prestação do serviço, permitindo uma consulta simplificada ou uma consulta completa da situação da declaração, por meio do extrato de processamento, acessado no e-CAC.

Os pagamentos estão programados para o dia 30 de setembro. O dinheiro será disponibilizado na conta informada pelo contribuinte no momento da declaração.

Os chamados lotes residuais de anos anteriores também serão liberados para consulta nesta sexta (23). Este grupo representa os contribuintes que caíram na malha fina em outros anos e depois acertaram as contas com o Leão.

Aqueles que não estiverem contemplados nesta etapa de restituição é porque caíram na malha fina. Neste caso, é preciso checar os documentos faltosos e regularizar a situação junto ao órgão federal.

Desde março, a Receita recebeu 38,1 milhões de declarações do IR 2022, sendo que 1.032.279 estão com informações pendentes e precisam ainda regularizar a situação. O número representa 2,7% do total.

O principal problema encontrado é a declaração errada de rendimentos. São 41,9% com essa irregularidade.

A regularização e as informações dos problemas encontrados também estão no site da Receita na internet e no aplicativo do Imposto de Renda utilizado para a declaração.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.