A Receita Federal decide prorrogar o prazo de entrega da declaração do Imposto de Renda Pessoa Física para o dia 31 de maio. O adiamento foi publicado no Diário Oficial da União desta terça-feira (5). O prazo anterior para prestar contas ao Fisco se encerrava no próximo dia 29 de abril.
O imposto a pagar também teve o vencimento adiado para o final de maio, mas o calendário de restituição segue como anteriormente anunciado.
O calendário de pagamento começa no dia 31 de maio, quando os grupos prioritários devem receber o dinheiro devido pela Receita.
Quem decidir pagar o imposto devido em quota única ou a primeira parcela em débito automático tem até o dia 10 de maio para enviar a declaração, e não mais até o dia 10 de abril, como previsto anteriormente.
No Diário Oficial, a prorrogação do prazo é justificada por causa dos reflexos da Covid-19. Os preenchimentos podem ter sido prejudicados porque muitos órgãos e empresas não estavam com o atendimento totalmente normalizados, segundo a Receita Federal.
Nos últimos dois anos, o prazo para a entrega da declaração também foi prorrogado.
Neste ano, a Receita espera receber 34 milhões de declarações. Precisam declarar os contribuintes que receberam mais de R$ 28.559,70 em rendimentos tributáveis. O Auxílio Emergencial é considerado um rendimento tributável.