Um helicóptero caiu na cidade de Brovary, perto de Kiev, capital da Ucrânia, nesta quarta-feira (18). O acidente deixou pelo menos 14 pessoas mortas, entre elas o ministro do Interior ucraniano, Denys Monastyrsky.
Entre as outras vítimas estão o vice-ministro do Interior, Yevhen Yenin, e o secretário de Estado do Ministério de Assuntos Internos, Yuriy Lubkovych.
Além dos membros do governo, o chefe da administração militar regional, Oleksiy Kuleba, confirmou que três crianças também morreram. De acordo com as autoridades, a aeronave teria caído perto de um jardim de infância.
Dos 15 mortos, nove estavam a bordo do helicóptero e outros sete estavam próximos ao local do acidente, confirmou o governo local. Outras 29 pessoas ficaram feridas, 15 delas são crianças. Inicialmente, as fontes oficiais afirmavam que o acidente havia deixado 18 vítimas. O número ainda está em atualização
O governo ucraniano investiga as causas do acidente e não descarta ataque das forças militares da Rússia. O modelo da aeronave, que era propriedade do governo da Ucrânia, se chama Super Puma e é fabricado na França. Pelas redes sociais, o presidente Volodymyr Zelensky disse que “a dor é indescritível”.
A queda do helicóptero ocorre após duas ofensivas russas em território ucraniano. Na sexta (13), o Kremlin afirmou que havia conquistado o controle da cidade de Soledar, no leste da Ucrânia, em um dos confrontos mais sangrentos desde o início da guerra.
No sábado (14), um míssil atribuído às forças de Putin atingiu um prédio residencial em Dnipro e matou 40 pessoas. Ainda há pelo menos 20 desaparecidos.