Professora cria canal em Libras para potencializar a educação inclusiva

Segunda reportagem da série sobre os professores brasileiros fala sobre o projeto de uma educadora preocupada com os alunos surdos

BandNews FM

Professora cria canal em Libras para potencializar a educação inclusiva
Foto: UNB

Na segunda reportagem da série sobre professores brasileiros, a BandNews FM conversa com uma professora paulista que criou um novo jeito de dar aulas na pandemia para permitir o acesso de estudantes surdos.

O primeiro contato de Doani Emanuela Bertan com a língua de sinais veio nos anos 80, quando a cantora Xuxa lançou a música "Abecedário da Xuxa".

Mal sabia Doani que isto viraria carreira e contribuiria para torná-la uma das dez melhores professoras do mundo.

Hoje, educadora de uma escola municipal da cidade de Campinas, no interior de São Paulo, ela é professora bilíngue de alunos surdos e ouvintes.

Em 2018, já lecionando, ela estava insatisfeita com o conteúdo passado às crianças surdas e teve a ideia de criar o Sala 8, um canal de vídeoaulas em Libras.  

O projeto a levou a ser selecionada para o Global Teacher Prize, o Nobel da Educação, em 2020.

Ponto importante: as aulas não são adaptadas, são pensadas especificamente para os estudantes surdos.

A educação inclusiva foi implementada no Brasil em 2003, antes o Ministério da Educação separava em escola regular e escola especial.

A área, no entanto, é negligenciada também nos dados. Não existem informações sobre o perfil dos estudantes, nem a quantidade de professores capacitados para atendê-los.

Confira a reportagem de Milena Teixeira:

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.