Professor de Goiás une matemática e robótica no combate ao Parkison

Greiton Toledo de Azevedo é o único brasileiro indicado ao Global Teacher Prize 2021, conhecido como o Nobel da Educação

BandNews FM

Professor de Goiás une matemática e robótica no combate ao Parkison Foto: Divulgação
Professor de Goiás une matemática e robótica no combate ao Parkison
Foto: Divulgação

O dia dos professores é comemorado no próximo dia 15 de outubro, por isso, ao longo da semana, a BandNews FM apresenta uma série especial de reportagens com histórias de professores brasileiros.

A partir do perfil de docentes considerados os melhores do país, que atuam em condições diversas e em vários cantos do Brasil, os capítulos também abordam os desafios da educação brasileira. 

Na primeira reportagem, o convidado é um professor de Goiás, que é fruto do ensino público e acredita em uma escola democrática para transformar.

Greiton Toledo de Azevedo leciona há 11 anos; hoje, aos 28 anos, dá aulas no Instituto Federal de Goiás, na cidade de Ipameri, e é o único brasileiro indicado ao Global Teacher Prize 2021, uma espécie de Prêmio Nobel da Educação. 

Ele concorre ao prêmio com o projeto Mattics, um experimento que une matemática e robótica para desenvolver jogos e atividades que ajudam no tratamento do Mal de Parkison.

Além de contar sobre a motivação para estar na sala de aula, o educador menciona uma preocupação: ele tem visto um número cada vez menor de alunos escolher a carreira de professor. 

Segundo o Conselho Nacional de Educação, houve mesmo uma redução de 30% nos inscritos na licenciatura nos últimos quatro anos.

Para especialistas ouvidos pela reportagem, a área da Educação não costuma atrair os alunos de maior rendimento por questões como salário e progressão de carreira. 

Confira a reportagem de Milena Teixeira: