Problema com visto mexicano persiste e brasileiros não podem viajar

Governo do México fala em instabilidade na plataforma de emissão online do visto, mas problema atinge apenas turistas do Brasil

BandNews FM

Passados dez dias do pedido de explicações por parte do governo brasileiro, instabilidades no sistema de visto eletrônico do México continuam impedindo que os turistas brasileiros entrem no país caribenho.

Desde o final do mês de maio, os brasileiros não conseguem emitir a autorização de entrada no país da América do Norte e, com isso, o sonho de muitos brasileiros que têm viagem marcada para o México virou um enorme pesadelo.

Graças a um aumento no número de imigrantes ilegais para os Estados Unidos, o México voltou a exigir, em dezembro do ano passado, uma autorização eletrônica para brasileiros entrarem no país. Era um formulário simples, com informações básicas, mas, desde o final do mês passado, o sistema simplesmente parou de funcionar.

O governo mexicano chegou a falar em instabilidade e dificuldade para resolver, mas o problema só tem acontecido com os brasileiros.

A ouvinte Gigi Rizzoto Vedovelli disse que algumas pessoas mudaram a nacionalidade na hora de preencher o formulário. E, nesse caso, o visto eletrônico é aprovado no mesmo instante.

Mas, chegando lá, as autoridades alfandegárias acabam descobrindo a artimanha, conta Maitê Orosco Kehn. A própria Maitê conseguiu a autorização algumas horas antes de o sistema entrar em colapso. Desde então passou a ser uma espécie de consultora de outros brasileiros que estão tendo problemas.

Grupos de WhatsApp foram criados com a presença de centenas de turistas na mesma situação. E foi assim que as pessoas descobriram uma brecha no sistema. Os brasileiros ouvidos pela reportagem relataram que as autorizações estão ficando cada vez mais raras.

E alertam que há pessoas cobrando para ficar de plantão no computador. E que já houve, inclusive, caso de golpistas fornecendo autorizações falsas, se aproveitando do desespero dos viajantes.

As autoridades mexicanas pedem que os brasileiros realizem o agendamento de um visto físico por meio de uma página oficial do governo para entrevistas na embaixada em Brasília e nos consulados de São Paulo e Rio de Janeiro.

Há 10 dias, o Itamaraty soltou uma nota oficial pedindo urgência na resolução do problema, mas, depois disso, não voltou a se pronunciar.

O Ministério das Relações Exteriores e a Embaixada do México no Brasil não se pronunciaram.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.