Companhias aéreas e empresas do setor hoteleiro de Cancún, no México, vão entregar uma carta ao governo mexicano pedindo uma solução rápida para a falha no sistema de emissão de vistos. A afirmação é da CEO da AT Travel, principal receptivo de brasileiros em Cancún, Lilian Zanon.
Em entrevista à BandNews FM, ela afirmou que a orientação para quem não conseguiu retirar o visto pessoalmente no Consulado mexicano é remarcar a viagem.
A dificuldade está no sistema de emissão dos vistos, processo que é feito online, mas que apresenta falhas desde a última terça-feira (31).
Ouvintes da BandNews FM relataram que não estão conseguindo emitir o documento.
Lucas Duarte saiu de Governador Valadares, em Minas Gerais, e embarcaria na semana passada de São Paulo, mas não viajou e perdeu o pacote de R$ 2,5 mil em um hotel mexicano. Após ficar três dias em um hotel de Guarulhos, ele terá que arcar com novos custos: a estadia na cidade paulista, a remarcação da passagem por R$ 750 quando conseguir o visto e a volta para Minas Gerais.
Fernanda Pupes tinha comprado um pacote de R$ 7 mil para passar o aniversário de 30 anos, mas teve que cancelar tudo e agora aguarda um reembolso ou uma nova data.
O Consulado do México em São Paulo confirma o problema no sistema e ressalta que a falha não afeta só o Brasil.
A exigência de visto para brasileiros entrarem no país começou em dezembro do ano passado. Por enquanto, a orientação do Consulado é para que os turistas agendem uma data para ir até o local presencialmente, pelo site. No entanto, a data mais próxima é para agosto.
Em nota, o órgão afirmou que novas datas para atendimento presencial serão anunciadas nesta segunda-feira (06).
Brasileiros com visto válido para entrada nos Estados Unidos, Canadá, Japão, Reino Unido e o Espaço Schengen - que abrange diversos países da Europa - podem entrar no México sem ter o visto mexicano.