População preta tem mais chance de morrer de coronavírus

Pesquisa foi feita com base em estatísticas oficiais de 67,5 milhões de brasileiros, entre 18 e 65 anos, que morreram de Covid-19 no ano passado

Rádio BandNews FM

Negros de classes mais altas também têm mais probabilidade de morrer
Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A população preta tem mais chance de morrer de coronavírus, segundo um estudo feito pela Rede de Pesquisa Solidária.

De acordo com os estudiosos, negros de classes mais altas também têm mais probabilidade de morrer.  

A pesquisa foi feita com base em estatísticas oficiais de 67,5 milhões de brasileiros, entre 18 e 65 anos, que morreram de Covid-19 no ano passado.

A amostra é equivalente a um terço de todas as mortes causadas pelo coronavírus no período. Foram consideradas pessoas com ocupação profissional registrada no sistema do Ministério da Saúde.

Em números absolutos, houve mais mortes por Covid-19 em grupos ocupacionais de comércio e serviços (6.420), agricultura (3.384) e transportes (3.367).

Para homens negros, os riscos são maiores do que os enfrentados pelos brancos em todas as atividades, com exceção da agricultura.  

O estudo aponta mortalidade maior até mesmo entre advogados, com risco 43% maior, e engenheiros e arquitetos, com 44%.

Os riscos de morte por Covid-19 também são significativamente maiores para mulheres negras. Para as que trabalham em serviços domésticos, por exemplo, são 112% maiores do que os enfrentados.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.