A Petrobras anunciou nesta sexta-feira (26) uma redução de 10,4% no preço de venda do Querosene de Aviação, o QAV, para as distribuidoras. A medida começa a valer no dia 1º de setembro.
Esta é a segunda queda seguida no valor do combustível de aviões. A última queda havia sido no início de agosto, com redução de 2,6%.
Segundo a estatal, o reajuste busca o equilíbrio com o mercado internacional e acompanha as variações da taxa de câmbio. Nas últimas semanas, o barril do petróleo, matéria-prima para a produção do combustível, tem apresentado queda na cotação internacional.
Mesmo com a segunda queda seguida no preço do combustível dos aviões, uma provável diminuição no valor das passagens aéreas só deve ser observada daqui pelo menos um mês.
Em nota, a estatal frisou ser ‘importante ressaltar que o mercado brasileiro é aberto à livre concorrência e não existem restrições legais, regulatórias ou logísticas para que outras empresas atuem como produtores ou importadores de QAV”.
Segundo levantamento da Anac divulgado no início de agosto, as passagens aéreas subiram cerca de 77% no Brasil nos últimos 12 meses.