Nesta segunda-feira (10), Onyx Lorenzoni, do PL, e Eduardo Leite, do PSDB, participam de reuniões internas e dedicam o restante do dia à preparação para o primeiro debate do segundo turno na disputa pelo governo do Rio Grande do Sul.
A BandNews FM Porto Alegre retransmite o encontro organizado pela TV Band. O jornalista Oziris Marins será o mediador do confronto.
Como já havia sido na primeira etapa da campanha, Leite deve puxar a discussão para temas regionais e para as obras executadas durante o seu governo, enquanto Onyx deve apostar na aproximação com o presidente Jair Bolsonaro, de quem foi ministro em quatro pastas.
No primeiro turno, embora as pesquisas indicassem a liderança de Leite, Onyx obteve 37,5% dos votos válidos. Já o tucano passou para o segundo turno uma vantagem de pouco mais de dois mil votos para o candidato petista, Edegar Pretto.
Leite declarou na última sexta-feira (07) que não vai revelar o seu voto na corrida presidencial. Era esperado que ele apoiasse Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, em busca do apoio do Partido dos Trabalhadores no estado.
O tucano tenta voltar ao Palácio do Piratini após deixar o cargo, em abril deste ano, na tentativa de viabilizar o nome para a disputa presidencial. Após perder as prévias tucanas para João Doria, o político flertou com o PSD, de Gilberto Kassab. Com o fracasso nas tratativas, ele voltou para a disputa estadual.