O Ministério da Educação passará a ouvir, pelo WhatsApp, cerca de 100 mil pessoas a partir do dia oito de maio a respeito do novo ensino médio. Serão ouvidos alunos, professores e diretores de escolas. Essa pesquisa será uma das etapas da consulta pública.
Segundo a secretária-executiva do MEC, Izolda Cela, o calendário será divulgado na próxima segunda-feira (24). A informação foi anunciada durante o evento Todos pela Educação, de Brasília.
A ideia é gerar um QR Code para que as pessoas consigam acessar uma pesquisa sobre a reforma do ensino médio. Ainda na segunda-feira (24), a pasta irá disponibilizar o primeiro webinário com especialistas em educação.
Izolda espera que a discussão sobre a proposta seja feita de uma forma descentralizada, em eventos organizados por Conselhos Estaduais e por um movimento estudantil, com audiências em todas as regiões do país.
De acordo com o MEC, os resultados das pesquisas devem ser entregues entre o final de julho e começo de agosto. A pasta também não vê problema em prorrogar o prazo se a discussão ainda estiver acontecendo.
No início deste mês, o ministro da Educação, Camilo Santana, confirmou a suspensão da implementação do novo ensino médio por 60 dias. Assim, no Enem 2024, não estarão incluídas as mudanças.