O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, do PT, reuniu um número maior de empresários do que o presidente Jair Bolsonaro, do PL, em encontro organizado pelo Esfera Brasil na noite de terça-feira (17). O candidato petista fez acenos ao empresariado e pediu uma conversa “sem hipocrisia” com eles. Em diversos momentos, ele foi aplaudido.
Participantes do evento conversaram com a colunista da BandNews FM Mônica Bergamo após a reunião.
Os empresários contaram que o petista pediu votos aos presentes e disse ter o desejo de acabar com a miséria no país, mas que este não seria um problema só dele. Por fim, pediu para ouvir as propostas dos presentes para tirar o Brasil “do buraco”.
Aos quem chegavam no local da confraternização era pedido que guardassem os celulares em um envelope, mas nem todos concordaram. A medida buscava dar mais privacidade ao encontro.
Estavam presentes pesos-pesados do PIB como: Rubens Ometto, da Cosan, Fábio Ermírio de Moraes, da Votorantin, Luiz Carlos Trabuco, do Bradesco, André Esteves, do BTG, Benjamin Streibruch, da CSN, Abílio Diniz, do Carrefour, Michael Klein, das Casas Bahia, Cândido Pinheiro, da Hapvida, e o advogado Nelson Wilians.
Mais de 100 empresários compareceram ao encontro na casa de João Carlos Camargo, presidente do Esfera Brasil, que também contou com a presença de representantes de entidades da sociedade econômica. Estavam por lá também, Josué Gomes, presidente da FIESP, e Isaac Sidney, presidente da Federação Brasileira dos Bancos.
Ao lado de Lula estavam a esposa, Janja da Silva, a presidente do PT, Gleisi Hoffman, Aloizio Mercandante, coordenador do plano de governo, e o candidato à vice-presidente na chapa, Geraldo Alckmin.
O petista contou aos empresários ter procurado o ex-governador de São Paulo para “dar um exemplo” de que não guardava mágoas da cadeia. Neste momento, citou o banqueiro André Esteves: “Pergunta para o André como é sair da cadeia”.
O presidente do BTG foi preso na operação Lava-Jato, em 2015, acusado de integrar uma organização criminosa com parlamentares do MDB. O inquérito foi arquivado pelo STF em 2018.
O encontro de Lula com os empresários é mais um aceno a setores mais alinhados com Jair Bolsonaro, candidato à reeleição. O atual presidente já tinha se reunido com o Esfera Brasil, mas, na ocasião, o evento despertou menor atenção.
O petista se reúne com o empresariado no momento em que aparece em primeiro lugar nas pesquisas de intenção de voto e com um campanha de “voto útil” para liquidar a disputa já no primeiro turno.