O ministro da Casa Civil participou de uma reunião no Tribunal de Contas da União na manhã desta quinta-feira (03). Ciro Nogueira estava acompanhado do ministro da Economia Paulo Guedes e se reuniu com Bruno Dantas, presidente do TCU, além de outros integrantes da Corte de Contas.
Segundo os participantes, o encontro foi organizado para traçar os planos da transição entre o governo que entra e o que sai do Palácio do Planalto em janeiro de 2023.
O Tribunal de Contas anunciou na terça-feira (1º) que criaria um comitê para acompanhar os trabalhos de troca de informação entre os grupos de trabalho.
O TCU é responsável por acompanhar o cumprimento do Orçamento e das despesas do governo em curso. Também passam pelo tribunal recomendações de suspender ou autorizar licitações públicas federais.
A transição entre governos é prevista em lei de 2002 e em um decreto de 2010. Existe a previsão de que 50 cargos comissionados sejam criados para abrigar a equipe do novo governo. Os indicados ficam responsáveis por receber informações do atual governo e programar as primeiras ações do novo mandato que se inicia daqui dois meses.
O presidente eleito Luiz Inácio Lula da Silva (PT) indicou o vice, Geraldo Alckmin, para coordenar o processo de transição.
Nesta quinta-feira (03), o político está em Brasília e participa de duas reuniões. A primeira com o senador Marcelo Castro, relator do Orçamento de 2023. Na sequência, Alckmin se encontra com o ministro Ciro Nogueira para iniciar oficialmente o processo de transição.
Os petistas vão trabalhar no Centro Cultural Banco do Brasil, a sete quilômetros do Centro de Brasília, neste período de dois meses. É esperada para a próxima segunda-feira (07) a primeira visita de Lula ao Planalto Central. Existem reuniões agendadas com integrantes de outros Poderes para definir a condução do novo governo.