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MEC lançará pesquisa que vai auxiliar na nova política de alfabetização

Ideia é perguntar aos professores o que uma criança alfabetizada deve saber ao final do segundo ano do ensino fundamental

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Foto: Marcelo Casal Jr/Agência Brasil

O Ministério da Educação e o INEP anunciaram, nesta quarta-feira (22), uma pesquisa que vai permitir compreender os conhecimentos e as habilidades de uma criança alfabetizada. A questão faz parte da nova diretriz da política de alfabetização das crianças do Brasil, sinalizada como prioridade pelo presidente Lula e também pelo ministro da Educação, Camilo Santana.

A ideia da medida é perguntar aos professores o que uma criança alfabetizada deve saber ao final do segundo ano do ensino fundamental. O ministro da Educação, Camilo Santana, anunciou que mais de 3 mil obras devem ser retomadas no país a partir do mês de abril.

Segundo o MEC, o público-alvo da pesquisa são os professores e representantes de Secretarias Municipais de Educação para estabelecer um padrão avaliativo sobre a alfabetização dos estudantes brasileiros. A medida também quer subsidiar, com parâmetros técnicos claros, o planejamento e a execução de uma política nacional de alfabetização.

A aplicação vai ser feita em 291 municípios do país, selecionados pelos valores mais altos do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica. Além disso, também existe a ideia de se aplicar o questionário em capitais como Belém, Brasília, São Paulo e Porto Alegre.

De acordo com o MEC, a alfabetização das crianças tem sido um desafio histórico no Brasil, que se acentuou com o longo período de fechamento das escolas entre 2020 e 2021 por causa da pandemia de Covid-19.

Em outro ponto, os resultados do Sistema de Avaliação da Educação Básica de 2021 mostraram que a queda de rendimento foi maior na alfabetização.

Uma outra pesquisa feita no primeiro ano do retorno presencial, mostrou que 40% dos estudantes ainda enfrentam desafios na alfabetização, de acordo com os pais.

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