Um estudo aponta que quase 35 milhões de brasileiros ainda não têm acesso à água tratada. O levantamento foi divulgado na semana que celebra o Dia Mundial da Água,
O dado é do Instituto Trata Brasil, que divulgou essa semana a 15ª edição do Ranking do Saneamento, com foco nos cem maiores municípios do Brasil.
Os números apontam que o país ainda tem grandes dificuldades com o tratamento do esgoto, do qual somente 51,2% do volume gerado é tratado. Isso equivale a 5500 piscinas olímpicas de esgoto despejadas na natureza diariamente.
Com metas definidas pelo Novo Marco Legal do Saneamento (Lei Federal 14.026/2020), o país tem como propósito fornecer água para 99% da população e coleta e tratamento de esgoto para 90%, até 2033.
Apesar de 70% do planeta ser coberto por água, apenas 1% do total é considerado potável. Deste, 12% estão no Brasil, sendo que 70% ficam na Bacia Amazônica. O restante é distribuído de modo desigual pelas regiões do país.
No Brasil, essa reciclagem é significativa, porque o consumo médio por habitante é de 200 litros por dia, segundo a Agência Nacional de Águas, quantidade maior do que a recomendada pela ONU, de 110 litros.