O presidente eleito Lula deve se reunir nesta terça-feira (27) com a senadora Simone Tebet (MDB-MS) para discutir sobre o convite para que ela assuma o Ministério do Planejamento. Na última segunda (26), Lula se reuniu com Fernando Haddad, futuro ministro da Fazenda, para tratar do assunto.
A pasta do Planejamento estará vinculada à Fazenda, já que será uma das divisões do atual superministério da Economia. Nos bastidores, a avaliação é de que Tebet seja um pouco mais liberal do que Haddad e há receio sobre a possível indicação de economistas por parte da senadora.
Haddad afirmou a Lula que não rejeita o nome de Tebet. Uma das ideias por parte de interlocutores da senadora seria incluir bancos públicos, como Banco do Brasil e Caixa, sob o guarda-chuva do Planejamento. Já o governo eleito descarta essa possibilidade. O que pode de fato acontecer é, caso ela assuma, ter o controle do Programa de Parcerias de Investimentos.
Lembrando que Lula já afirmou que quem assumir o Planejamento precisará estar afinado com Haddad. O MDB ainda quer emplacar outros dois nomes no novo governo: o do senador eleito Renan Filho (MDB-AL), nos Transportes, e uma indicação da bancada da Câmara para Cidades.