Lula avisa ministros: “Quem fizer errado será convidado a deixar o governo”

Presidente reuniu pela primeira vez a equipe ministerial para passar os recados do início da gestão

BandNews FM

Lula avisa ministros: “Quem fizer errado será convidado a deixar o governo”
Foto: Ricardo Stuckert

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) avisou aos ministros nesta sexta-feira (6) que “quem fizer errado, sabe que tem só um jeito, a pessoa será simplesmente, da forma mais educada possível, convidada a deixar o governo”. A fala ocorreu na abertura da primeira reunião ministerial do governo.

Lula reuniu todos os 37 ministros no Palácio do Planalto para alinhar o discurso do governo e repassar orientações para os comandados. O encontro foi fechado e a imprensa só pôde acompanhar a fala inicial do presidente e do vice-presidente Geraldo Alckmin, que também discursou.

O petista disse confiar no trabalho dos indicados e acreditar nas competências dos ministros. Lula lembrou que alguns foram indicados por aliados políticos e reforçou que é preciso respeitar os acordos.

Aos novos ministros, o chefe do Executivo também pediu uma boa relação com o Congresso e orientou que os ocupantes dos ministérios devem receber todos sem distinção “ideológica”.

A reunião ministerial acontece depois de membros da equipe baterem cabeça com falas dessincronizadas sobre o governo.

O ministro da Previdência Social, Carlos Lupi, foi desautorizado por Rui Costa, da Casa Civil, e Simone Tebet, do Planejamento, depois que falou em rever a reforma da previdência.

Na primeira semana de governo, a proximidade da ministra do Turismo, Daniela Carneiro, com milicianos também levou desconforto para o governo. A deputada federal do Rio de Janeiro recebeu o apoio de pessoas ligadas com a milícia na Baixada Fluminense. A situação incomodou aliados de Lula, que pediram a saída dela do cargo.

Daniela nega envolvimento com grupos criminosos e diz que as ilações são uma tentativa de os opositores queimarem a carreira política dela.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.