Juliana Rosa: Governo corre para aumentar a arrecadação e equilibrar as contas

Colunista fala sobre os desdobramentos no orçamento público após a aprovação do arcabouço fiscal

BandNews FM

A colunista Juliana Rosa da BandNews FM, comentou nesta quinta-feira (24) sobre o futuro do orçamento público federal após a aprovação do arcabouço fiscal no Congresso Nacional.

Após a mudança no regime fiscal - com a saída do teto de gastos após o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sancionar o arcabouço -, o governo federal terá duas opções: cortar gastos ou aumentar a arrecadação.

"Agora o desafio é equilibrar as contas públicas. E o que se vê agora é o governo correndo atrás para equilibrar gastos e receitas."

Nesta semana, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad (PT), afirmou que será preciso ditar o ritmo do equilíbrio e acelerar a estabilidade fiscal.  

Entre as medidas que poderão auxiliar o governo a ampliar suas receitas está a tributação dos fundos exclusivos destinados aos 'super ricos'. Nesta modalidade de investimento, uma boa parte dos investidores ingressam no fundo de maneira exclusiva e com aporte mínimo de R$ 5 milhões.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.