Guerra avança entre Rússia e Ucrânia com ataques contra capitais

Moscou afirma ter derrubado oito drones, enquanto Kiev é alvo de bombardeios pela 17ª vez no mês

BandNews FM

Guerra avança entre Rússia e Ucrânia com ataques contra capitais
Reuters

A guerra entre Rússia e Ucrânia escalou um novo degrau de tensão nesta terça-feira (30) com ataques direcionados contra ambas as capitais: Moscou e Kiev. O governo russo afirma ter derrubado oito veículos aéreos não tripulados nas proximidades da principal cidade do país, enquanto o maior município ucraniano foi alvo de ataques pela 17ª vez em maio.

Em Kiev, as sirenes soaram durante toda a madrugada para que a população se protegesse em abrigos. A então normalidade na cidade foi rompida pelo bombardeio, que atingiu áreas residenciais e matou ao menos quatro pessoas. Outras 13 ficaram feridas, segundo a imprensa local.

A ofensiva contra a Ucrânia foi reforçada neste mês após o país receber armamento de países ocidentais e anunciar a proximidade de uma contraofensiva para retomar territórios tomados pelos russos.

Já nas proximidades do centro do poder da Rússia, oito drones foram derrubados ou foram desviados dos alvos quando se aproximaram da capital. Destroços atingiram prédios em Moscou.

Essa é a primeira vez desde o início da guerra que imóveis residenciais em Moscou foram atingidos. Duas pessoas ficaram feridas, de acordo com o Kremlin. As autoridades afirmaram que os danos foram leves e centenas de pessoas foram retiradas de suas casas para um local seguro.

Uma perícia investiga a origem dos drones, mas o governo russo já apontou a Ucrânia como responsável. Até a última atualização, o governo de Volodymyr Zelesnky não se manifestou.

Este é o primeiro ataque à capital russa desde a Segunda Guerra Mundial.

No início do mês, dois drones foram abatidos no Kremlin. Na ocasião, a Rússia afirmou que o episódio era uma tentativa ucraniana de matar Vladimir Putin. O ataque não foi reconhecido pelas autoridades do país invadido.

Utilizamos cookies essenciais e tecnologias semelhantes de acordo com a nossa Política de Privacidade e, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.